27 agosto 2010

Ria Formosa


A costa algarvia é banhada pela singular Ria Formosa, detentora de uma beleza inigualável e uma ampla riqueza de biodiversidade.
Ao longo de uma extensão de 60km, os olhares mais curiosos e observadores podem-se deliciar com um cordão de ilhas e penínsulas arenosas dispostas paralelamente à costa, que protegem uma laguna que molda um labirinto de sapais, canais, zona de vasa e ilhotes, elementos que se traduzem em uma evidente diversidade de fauna e flora.
São de destacar os concelhos de Olhão, Tavira e Castro Marim, pelas suas salinas, que formam verdadeiros jardins de sal, onde se dá uma perfeita união entre a água doce do rio e a salgada do Oceano Atlântico. Um espaço único, esculpido pela mão humana em tempos muito longínquos, que tingem a paisagem de branco, de onde se extrai o mais puro e natural sal de Portugal.
Á beira desta maravilha natural, encontramos o singular e histórico Convento das Bernardas. Quem o visitar e habitar poderá desfrutar de uma paisagem mágica que leva o nosso pensamento para lugares inimagináveis…aqui tão perto.

18 agosto 2010

1509-2009 Quinhentos anos de história

No Convento das bernardas respiram-se 500 anos de História. Foi o maior edifício conventual do Algarve e o único da Ordem de Cister em toda a região.
A sua construção deve-se a D. Manuel I, que desta forma quis agradecer a vitória obtida em Arzila, no norte de África, quando os mouros levantaram o cerco à cidade.
O Convento das Bernardas acolheu durante 3 séculos religiosas provenientes das famílias de Tavira e de todo o Algarve. Há ainda referências históricas à presença de monjas oriundas do Alentejo e ilhas dos Açores.
A perícia manual das irmãs ficou conhecida graças à sua arte de doçaria, especialmente caramelos, em registo de santos (lâminas) e nas obras de arte sacra (barro e pintura) que saiam das suas oficinas.

03 agosto 2010

"O Património não é um caso especial de projecto, precisa apenas de mais 20% de honorários, porque o tosco já la está. Não precisa de "cuidados intensivos", precisa apenas de outros cuidados, porque cada caso é um caso, quer dizer ima casa. O Património não é um problema para os partidos, porque tdos dizem o mesmo, da esquerda à direita_ "Defender o Património..., defender o Património...". Também não é uma fonte de despesas, um incómodo, um obstáculo, porque se o for, é porque não é Património.
O Convento das Bernardas, foi Mosteiro, Fábrica, e agora ruína disponível. Geralmente associa-se a estas pedras a programas como pousadas, hotéis, museus, centros culturais...; mas não há cultura que cheque para tanto Património.
Desta vez fomos diferentes..., porque não a nossa casa?"

Cufra, 09-10-07
Eduardo Souto de Moura